segunda-feira, 26 de novembro de 2012

TORTA DE BACALHAU E FIAMBRE


Ingredientes:1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite, 1 ramo de salsa 100 g de bacalhau 1 dl de molho bechamel de compra 4 colheres (sopa) de farinha 1 colher (chá) de fermento em pó 4 ovos, sal e pimenta q. b. 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres(sopa) de pão ralado 150 g de fatias de fiambre 1 folha de louro 4 folhas de alface 
Preparação:
Refogue a cebola e dois dentes de alho picados no azeite. Transfira para um copo misturador e junte a salsa picada e o bacalhau previamente cozido e lascado. Triture bem e misture o molho bechamel , a farinha e o fermento.
 Envolva as gemas batidas e, por fim, as claras em castelo firme. Tempere com sal e pimenta. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Unte-o com metade da manteiga e polvilhe com o pão ralado.

 Verta o preparado de bacalhau e asse a 200 graus por 25 minutos. Disponha uma folha de papel vegetal sobre um pano esticado e unte-a com a restante manteiga. Desenforme a massa e cubra com as fatias de fiambre. Enrole e deixe repousar, por 20 minutos.

 Entretanto, ferva 1 dl da água do bacalhau com o restante alho esmagado, o louro e o tomate aos pedaços. Tempere com sal e retire o louro. Triture com a varinha-mágica e passe por um passador. Sirva a torta com as folhas de alface e o molho de tomate.Como devem ver eu saltei esta parte.
Receita da outra cozinha.